Documentos necessários para requerer o Seguro Desemprego

Saiba quais são os documentos exigidos pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou Ministério do Trabalho para “dar entrada” no Seguro Desemprego.

  • Documento de identidade, que pode ser o RG ou a carteira de motorista modelo novo e atualizada ou mesmo o passaporte;
  • Cpf
  • Carteira de Trabalho anotada e assinada a demissão do empregado,
  •  Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) onde conste que o funcionário foi demitido sem justa causa. Este documento é fornecido pela empresa ou pelo escritório de contabilidade da empresa;
  • Número de inscrição no cadastro do Pis e que normalmente vai anotado ou afixado na Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de Dispensa (folha marrom ) e o requerimento do Seguro Desemprego (folha verde), sendo que tais impressos também são fornecidos pelo empregador no momento da dispensa do funcionário.
  • Comprovante de depósitos na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou o comprovante de que o funcionário recebeu o valor do FGTS junto à Caixa Econômica Federal ou nos canais alternativos, como auto atendimento da Caixa ou nas lotéricas. Portanto, o comprovante liberado pelo caixa ou pelas máquinas não podem ser jogados,  pois serão exigidos para requerer o Seguro Desemprego.

Ou seja, o trabalhador praticamente terá que levar consigo apenas os documentos pessoais, como RG, Cpf e Carteira de Trabalho, pois o restante da documentação será fornecida pela empresa, como o TRCT, o Requerimento do Seguro Desemprego e o recibo de pagamento do FGTS que será fornecido pelo atendente da Caixa Federal.

Veja os documentos necessários para o Seguro Desemprego

Veja os documentos necessários para o Seguro Desemprego

Não há muito para o que se preocupar com relação à documentação, bastando dirigir-se à repartição competente com os documentos enumerados acima.

Portanto, evite perder tempo, tanto o seu tempo como tempo das outras pessoas envolvidas neste processo e somente compareça ao Posto de Atendimento ao Trabalhador munido de todos os documentos exigidos para evitar ter que retornar e mesmo se estressar desnecessariamente.

PS: Os leitores do blog têm me questionado qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja aprender a trabalhar e ganhar dinheiro por meio da internet.

Este curso destina-se a qualquer pessoa, saiba muito ou não saiba nada sobre este assunto e pode realmente, fazer a diferença. Clique no link e saiba qual é este curso: Curso para Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 5 = 7

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>